NO AR AGORA
Sabadão Premiado
E-mail
contato@perolafm.com
Whtasapp
(18)3642-4435
NOTÍCIAS

Gestão eficiente reduz despesas de combustível na Prefeitura de Birigui

As premiações e avaliações de destaques em governança e gestão pública de recursos que a Prefeitura de Birigui vem recebendo nos últimos anos por vários institutos e entidades especializados não é por acaso. A variedade de desafios comuns na gestão pública e no qual a administração municipal tem enfrentado vem compensando pelo reconhecimento de Birigui constar atualmente entre as melhores cidades do Brasil que gerenciam e aplicam com competência os seus recursos. São ganhos na elevação da qualidade da gestão e ganhos de economicidade que amplia os atendimentos dos serviços à população.

O município que tem a melhor qualidade de ensino da região com nota superior a média nacional do IDEB justamente pela competência na gestão educacional, busca também eficiência no gerenciamento dos gastos de insumos que apresentam maior volume no orçamento municipal e que representam alto investimento de recursos anualmente pela prefeitura.

A pasta de serviços públicos em Birigui dirigida pelo jovem engenheiro Rafael Polizel, decidiu fazer uma mudança importante no sistema de abastecimento da frota municipal utilizando de avanços tecnológicos e de inovação contratando por meios de licitação empresa especialista em administração e gerenciamento dos veículos oficiais, maquinários, e equipamentos pertencentes à administração municipal.

O desafio foi lançado em 2019 e concluído no fim de agosto deste ano de 2020 pela Secretaria de Serviços Públicos contando com a cooperação da Secretaria Municipal de Finanças e tendo como propósito a redução consideravel dos gastos com combustível no âmbito da administração pública de Birigui.

“Antes, comprávamos lote fechado, por meio de ata de registro de preço, e nela o valor do combustível é fixo, sendo este registrado anualmente e podendo variar apenas após trâmites legais via realinhamento de preço, ou seja, um processo trabalhoso e muito moroso. Hoje, com a contratação e adoção deste sistema, podemos considerar as variações de mercado de postos de combustíveis para o abastecimento dos 437 veículos, maquinários e equipamentos de nossa frota obtendo uma redução anual estimada de gastos neste item em até 30%,” comentou Polizel.

O sistema agora adotado pela Prefeitura Municipal de Birigui e gerenciado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, possibilita a avaliação diária dos valores de combustíveis praticados nos postos credenciados e redes de todo o Brasil e com isso permite o direcionamento para as melhores alternativas de abastecimento dos veículos nos postos que realmente tem os preços mais vantajosos e o combustível de melhor qualidade pro município.

Disponibiliza também, relatórios de autonomia dos veículos, relatórios dos abastecimentos por postos, por veículos e unidades dos diversos setores da Prefeitura. As transações realizadas de abastecimentos são registradas em tempo real e outras várias ferramentas e informações são disponibilizadas fazendo com que todo o controle operacional seja acompanhado e monitorado com segurança evitando fraudes e usos indevidos que possam ocasionar prejuízos para o município.

Na abrangência da aplicação deste sistema inovador, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos gerencia anualmente 3 milhões de reais de recursos no abastecimento, na troca de óleo e filtros na frota e equipamentos do município, tendo assim uma previsão real de contabilizar uma economia anual estimada entre 600 mil a 900 mil reais dentre os benefícios e processos de redução e racionalização de custos através do novo sistema gerencial implantado em Birigui.

CATEGORIAS